jump to navigation

“Mês da Consciência Negra” novembro 19, 2007

Posted by blogjol in Cultura.
trackback

foto1.jpg

O “Dia da Consciência Negra”, comemorado no próximo dia 20 de novembro no Brasil, é dedicado à reflexão sobre o negro na sociedade brasileira. A escolha da data coincide com a morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra contra a escravidão, falecido em 1695.
Uma série de eventos, como shows, debates e palestras marcam as comemorações da data. Organizada pela Secretaria de Cultura, em conjunto com algumas entidades, como a “Movimento Negro”, a programação acontece em toda a cidade durante este mês de novembro.
Temas como o combate ao preconceito e ao autopreconceito, além da inserção do negro no mercado de trabalho e a reserva de cotas em universidades serão debatidos. Moda e beleza também serão destaques da agenda. Ela inclui também uma homenagem realizada a 20 personagens históricos.
Os rostos de Carlos Gomes, André Rebouças, Clara Nunes, José do Patrocínio, Gonçalves Dias, Teodoro Sampaio e Machado de Assis são alguns dos que estão estampados em banners gigantes, afixados a 20 edifícios públicos e privados, como o Masp, a Sala São Paulo, o Mercado Municipal, entre outros.
 

Programa-se!
O feriado será marcado pela realização de um grande show na praça da Sé. A partir das 9 horas terá início uma apresentação da Sinfonieta de Compositores Mulatos. Na seqüência, por volta das 10 horas, o público poderá participar de um ato ecumênico afro-brasileiro no interior da catedral. Um show do grupo baiano Ylê Ayiê também faz parte das atividades. Durante à tarde, o local será palco de shows de MV Bill, Bunny Wailer e Rappin’ Hood, além do grupo francês Saian Supa Crew. O encerramento da noite fica por conta de Martinho da Vila e Fabiana Cozza.Este mês, o Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca do Estado apresentam uma programação especial sobre a cultura negra. No museu, seminários homenageiam autores negros que contribuíram para a construção da literatura brasileira.
Já na Pinacoteca, você pode conferir “Para cobrir o silêncio” e “Vão de Almas”, duas novas exposições de fotografias. A primeira conta com 45 imagens em cores e preto e branco e busca aprofundar o diálogo entre arte e religiosidade. Para isso, utiliza registro de detalhes de rituais e seguidores do candomblé. As imagens foram feitas por Marcelo Rangel.
Em “Vão de Almas”, estão reunidos 35 retratos do artista Renan Cepeda. Eles revelam a gradual dissolução da cultura africana e do modo de vida cultivado pelos Kalungas, uma comunidade de descendentes de quilombolas, assentados em Goiás.
A Cinemateca Brasileira de São Paulo também faz parte do roteiro de atrações. Nela acontecerá a IV Mostra Internacional do Cinema Negro, de 26 a 30 deste mês. No dia 24, o Memorial da América Latina será sede do encontro paulista de hip hop, no qual será prestada uma homenagem ao rapper Sabotage.
Neste mesmo dia, o tradicional “Piano na Praça”, realizado pela Prefeitura de São Paulo na Praça Dom José Gaspar, apresentará os pianistas Laércio de Freitas e o cubano Yaniel Mattos.
No dia 22, o Centro Cultural São Paulo receberá Eliana Brogglio e Chico Lu. Eles serão os responsáveis pela narração de histórias relacionadas a lendas africanas. No dia 29, a escritora Heloísa Pires Lima fará uma palestra e em seguida contará algumas de suas histórias. O objetivo é aproximar o público do universo cultural africano.
No domingo, 25, a “Feira Preta”, um dos principais eventos destinados à comunidade negra acontecerá no Anhembi. Ela apresentará um pouco de tudo, como cabeleireiros, brinquedos, artesanato, moda, acessórios de decoração e comidas típicas.
No hall externo do Anhembi, você poderá conferir um tradicional samba de roda com o grupo “Amigos do João”, formado por músicos de diversas comunidades de samba. Lá, também é possível degustar comidas e bebidas típicas.
A feira contará também com apresentação de danças afro-brasileiras, exposições fotográficas e mostra de curtas metragens. O show da banda AfroReggae é outro destaque do evento.
Nos últimos anos, a feira arrecadou alimentos e brinquedos e foram doados para entidades conveniadas à “Feira Preta”. Nesta edição, a grande preocupação diz respeito a sustentabilidade do planeta. Por isso, serão recolhidos produtos recicláveis, os quais serão transformados em produtos reutilizáveis.

Por Diogo Gusmão

About these ads

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: